23 sites para escritores que você precisa conhecer

Quando comecei a escrever, eu não tinha ideia da complexidade do ofício. Simplesmente escrevia. Pouco a pouco, fui descobrindo que há técnica por trás da magia da escrita e que ninguém precisa aprender essa técnica do zero. Então estudei, criei o Ninho de Escritores e comecei a ensinar outras pessoas a escrever, mas nunca esqueci da importância das primeiras dicas.

Por isso, decidi elaborar esta lista com 23 sites para escritores. Minha intenção é simples: compartilhar páginas e blogs de gente que, como eu, quer ajudar outras pessoas a desenvolverem a habilidade da escrita criativa.

(Montei também uma lista de livros para escritores.)

Os Passarinhos

Eis meus critérios de seleção:

  • Sites em língua portuguesa;
  • Sites com conteúdo gratuito;
  • Sites que tratem de dicas para quem quer escrever – não apenas para quem quer ler;
  • Sites sobre experiências de quem escreve;
  • Excluí da lista cursos pagos e canais do YouTube – são tantos que merecem listas à parte.

Se você conhecer algum site que não está na lista, por favor me avise para que eu possa acrescentá-lo.

Sites para escritores que valem a visita

Para não qualificar nenhum site em particular, optei por mostrá-los em ordem alfabética pelo título. Estou aqui para fazer indicações, não para sugerir qual é melhor ou pior.

2 Mil Toques – Escritores contam seus processos criativos. Preciso dizer mais?

Aline Valek – Escritora de mão cheia, Aline compartilha reflexões poderosas com a galera que deseja também transformar suas ideias em palavras.

Anatomia da Vertigem – Oo blog da Cris Lasaitis é uma parada obrigatória para quem entende que a literatura não é escrita sem um corpo por trás; ela fala sobre gênero, sexualidade e ficção científica com muita propriedade. Não deixe de ler o seu guia de primeiros socorros para o escritor iniciante.

Aprendiz de Escritor – Um blog simples com textos pontuais; anda pouco atualizado, porém os posts antigos valem uma fuçada.

Blog do Vianco – André Vianco é um escritor brasileiro que lançou bestsellers como Os sete e Sétimo, e intercala em seu blog dicas para quem está começando e como anda sua vida profissional.

Camila Fernandes – Camila escreve sobre temas necessários para quem produz literatura, como o papel da mulher, do homossexual e de questões pesadas como estupro.

Claudiadu – Claudia traz dicas em textos próprios e traduções, escolhendo uma questão para aprofundar em cada artigo. Descobri na pesquisa para este post e já favoritei.

Corrosiva – Juliano Martinz escreve sobre ser escritor, escrever e contar histórias de vida.

Dicas de Escrita – O site cumpre perfeitamente o que seu nome sugere: cada artigo traz novas dicas para quem deseja se aprofundar nas técnicas para transformar em palavras as ideias e cenas imaginadas.

Dicas de Roteiro – Embora seja um site focado em roteiro, tem muito a ensinar para quem procura escrever literatura, por isso figura entre estes sites para escritores.

Eldes Saullo – Para divulgar o próprio trabalho, Eldes compartilha dicas para escritores. Bom para nós!

Escola Aberta do Escritor – Sem dúvida, este é o blog mais diferente desta lista, pois não trata tanto de dicas para escritores, mas sim de materiais, cursos gratuitos e referências para quem deseja entender mais de escrita criativa de um ponto de vista teórico, direto da USP.

Escrevemos.com – Como o nome sugere, o site traz orientações para quem busca escrever, com foco em como resolver problemas pontuais e em listas.

Escriba Encapuzado – O site de T.K. Pereira traz uma preciosidade: incontáveis entrevistas com escritores compartilhando 7 aprendizados de suas jornadas (e quem me acompanha sabe o quanto gosto de distribuir aprendizados).

Fábio Barreto – Fábio pensa e escreve sobre histórias tanto na literatura quanto no cinema, além de disponibilizar um curso gratuito para seus leitores.

Ficção em Tópicos – Quando comecei com o Ninho de Escritores, meu sonho era ser o Ficção em Tópicos quando crescesse. Cresci e continuo admirando este site, no qual o Diego Schutt trata seus leitores com todo o carinho necessário para fazer artistas se desenvolverem.

João Nunes – Embora João Nunes trate de roteiros, seus escritos podem ser facilmente aproveitados por quem escreve literatura.

Matheus Prado – Matheus Prado compartilha com seus leitores o que aprende do seu ofício como escritor, bem como seu olhar de apaixonado por cinema.

Oxford Comma – Natália Becattini apresenta dicas, citações e exercícios criativos para escritores. Vale cada vírgula (a piadinha com o título foi intencional).

Parágrafo – O subtítulo do site diz tudo: “manual de sobrevivência do novo escritor”.

Ronize Aline – Ronize divide o espaço de seu blog entre dicas e divulgações do seu trabalho como escritora e coach literária.

Vida de Escritor – Alexandre Lobão escreve “pequenos e grandes desafios, dicas e um pouco de humor”, além de ser parceiro do Escriba Encapuzado.

Vida de Escritor – Vagner Abreu denomina seu site “a escola dos escritores”, e faz jus ao nome com textos provocativos para quem busca escrever.


Esta lista certamente não é exaustiva dos sites para escritores que existem por aí. Caso você conheça ou tenha um site que não está aqui, por favor me avise para que eu possa acrescentá-lo.

E se você quiser receber as minhas dicas direto no seu e-mail, assine a newsletter do Ninho de Escritores.

10 comentários em “23 sites para escritores que você precisa conhecer

  1. nossa acabei de conhecer seu blog, gostei muito, adorei a lista vou conferir cada uma deles, só conheço o ficção em tópicos.
    Estou começando a escrever passo horas coletando todo tipo de informação que possa me guiar melhor.

    • Larissa, não deixe de assinar a newsletter do Ninho de Escritores, meu projeto de aprimoramento da escrita. É por lá que tenho gerenciado toda a criação de novos conteúdos e pensado bastante sobre a arte de escrever :)

  2. Adorei as dicas.. Muito obrigada pela partilha. Sou escritora e estas sugestões sempre ampliam os meus conhecimentos e me torna cada dia mais competente.

  3. Pingback: 24 livros para escritores que querem escrever melhor - Tales Gubes

  4. Amando seu blog! Estou acompanhando tudo! Obrigada por compartilhar conosco um conteúdo muito bacana e produtivo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *