A importância do primeiro seguidor

Hoje o primeiro participante do Ninho de Escritores se inscreveu. Este texto é uma espécie de agradecimento, mas também uma reflexão. Tenho pensado muito sobre educação e formas alternativas de reunir pessoas, compartilhar saberes e distribuir afetos e é nesse espírito que estou propondo o Ninho de Escritores.

Pela primeira vez, estou sendo um líder, a pessoa que chama as outras para iniciar um movimento. Eu costumava congelar frente à possibilidade de fazer algo que não fosse pré-aprovado e com a certeza de funcionar.

Hoje, publico meus contos abertamente aqui no site e esse é apenas o primeiro passo. A exigência de ser o melhor não está guiando os meus passos. A minha única exigência é ser.

Ser líder é uma novidade para mim. Eu já fui professor, mas não é a mesma coisa. Ser professor é ser a pessoa que manda, que diz como as coisas vão acontecer. Esse é o tipo de liderança que aponta o dedo e diz “é lá que vocês devem ir enquanto eu fico aqui confortável nesse lugar que já conheço”.

Se algo der errado, a culpa é de quem foi.

Eu penso na liderança como algo horizontal. Não quero estar acima das outras pessoas, quero compartilhar aprendizagens e vivências. Nesse sentido, ser líder é chamar as pessoas a participarem e dizer “vamos juntos até lá?”.

Contudo, um líder não é nada sem o primeiro seguidor. É essa primeira pessoa a confiar no movimento originado pelo líder que dará força para que outras pessoas se envolvam. É essa primeira pessoa que dará a validade do projeto, que o tornará algo real, algo que pode ser realizado.

Hoje, com a primeira inscrição efetiva no Ninho de Escritores, senti-o acontecendo. Antes, havia preparado o logo e as imagens de divulgação com uma amiga (na verdade, ela os fez para mim, eu só fiquei comentando e dizendo o que achava), conversado com várias pessoas que se animaram, mas ninguém havia dito “eu participarei, aqui está a minha inscrição preenchida”.

Para finalizar, compartilho um vídeo de Derek Sivers no TED, sobre como movimentos começam. Esta é mais uma das inspirações para o Ninho de Escritores existir.

Obrigado.

Um comentário em “A importância do primeiro seguidor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *