Existem dois tipos de pessoa no mundo

Algumas pessoas me procuram buscando permissão para serem escritoras. Para elas, meu trabalho é dizer “sim, você pode” e criar as condições para que percebam na prática que realmente são capazes.

A maior parte das estruturas institucionais que existem ao nosso redor funcionam para estimular que as pessoas se tornem do tipo que buscam permissão. Na escola, precisamos acertar a resposta certa (de acordo com o professor) e levantamos a mão antes de ir ao banheiro. A polícia nos encosta na parede à vontade. O juiz ordena que se fale olhando para ele e somente quando ele permitir.

Quando alguém decide escrever, mas acredita que precisa de permissão para isso, vai encontrar frustração. Isso porque há poucos espaços e estruturas desenhados para cuidar dessas pessoas. Há muitos ambientes programados para se aproveitar delas – uma boa parte das tecnicas de marketing atuais são baseadas na ideia de que você precisa de permissão para fazer o que deseja.

Existe um segundo tipo de pessoas: aquelas que buscam apoio. Elas já decidiram que vão escrever e procuram auxílio para fazer isso da melhor forma possível. Há um brilho em seu olhar que é todo próprio, um calor oriundo da convicção de que são capazes.

Essas pessoas procuram apoio, mas se não encontrarem, é capaz de fazerem mesmo assim. O apoio não é condição.

Com essas pessoas, meu trabalho não é lembrá-las que são capazes, tampouco criar as condições para que façam sua arte. Elas próprias criam suas condições. O meu trabalho é apenas orientá-las para que floresçam cada vez melhor.

Sem parceria, é possível que as pessoas que buscam apoio se tornem pessoas que buscam permissão. Custa muita energia sustentar nossa própria autonomia e a convicção de que somos capazes de realizar aquilo que desejamos.

No ambiente certo, porém, quem busca permissão pode descobrir que, na verdade, tudo o que precisa é de apoio.

Seja buscando permissão ou parceria, o importante é encontrar e fazer acontecer.


Also published on Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *