Ninho de Escritores

Ninho-de-Escritores-01

Você quer escrever? Contar histórias, afetar pessoas, imaginar mundos? Quando começamos a escrever, algumas pessoas nos dizem: “escrever não dá dinheiro”, “você escreve? Que legal, mas trabalha com o quê?”, “por que escrever se ninguém mais lê?”. Talvez sem perceber, essas pessoas colocam mais e mais obstáculos em nosso caminho.

Quando procuramos ajuda para desenvolver nossa escrita, encontramos dicas, cursos, livros e eventos, mas a maioria deles estão focados na mesma coisa: como escrever bem, como publicar, como encontrar leitores, como vender ideias.

Eles esquecem, entretanto, que há alguém por trás dos textos.

Ninho-de-Escritores-02

Ninho de Escritores é um projeto voltado para pessoas que desejam escrever, encontrar outros escritores e construir uma comunidade de pessoas que possam contribuir umas com as outras. O Ninho de Escritores se sustenta em três pilares:

  • Quem conta: a pessoa por trás das letras é fundamental para compreender o que será escrito. Quais são os hábitos e as práticas que podem ajudar uma pessoa a se assumir escritora? Que tipo de experiências, memórias e percepções podem ser transformadas em criação literária?
  • O que conta: quando escrevemos, o mosquito da dúvida geralmente ataca. “Será que isso dará uma boa história?”. Entender o que diferencia uma boa história de um acontecimento qualquer é parte do trabalho de escrever.
  • Como conta: não basta ter uma boa história nas mãos. Uma mesma história pode ser contada de infinitas formas e cada uma delas afetará de forma diferente os leitores (cada um com sua bagagem particular).

Ninho-de-Escritores-03

Ninho de Escritores é um projeto sem professor, mas não sem guia. De minha parte, trago a experiência que venho construindo nos últimos anos como escritor e editor, mas o Ninho de Escritores não é um curso. É um projeto colaborativo em que todos terão voz e espaço para manifestar o que sabem e o que desejam saber. O Ninho de Escritores é um projeto em que todos ganham. Para isso, trabalharemos com:

  • Ambiente acolhedor para experimentação literária: escrever é colocar uma parte de nós no mundo para ser olhada e, muitas vezes, criticada pelos outros. O Ninho de Escritores cria um ambiente seguro para que as pessoas possam se conhecer enquanto escritoras e experimentar poeticamente sem medo do resultado.
  • Exercícios semanais com críticas individuais e coletivas: serão propostos exercícios individuais, que serão lidos, revisados e comentados no encontro seguinte, pautando as discussões coletivas sobre os temas que estiverem mais latentes na escrita do grupo.
  • Acompanhamento individual de processo literário: como meta sugerida (mas não obrigatória), cada participante do Ninho de Escritores poderá ser acompanhado no processo de escrita de um conto, vivenciando todas as etapas do processo criativo, da concepção da ideia até a edição pós-escrita.
  • Leituras críticas e debates em grupo: escritores aprendem sobre seu ofício não somente por meio da prática, mas também da leitura e análise de obras literárias. Dentro do Ninho de Escritores, trabalharemos com técnicas para aproveitar melhor nossos momentos dedicados à leitura.
  • Estudos de técnicas de escrita criativa: escrever envolve diferentes técnicas, que serão analisadas, discutidas e compartilhadas dentro do Ninho de Escritores, de modo a ampliar as habilidades literárias de cada um dos participantes.

Ninho-de-Escritores-04

Ninho de Escritores começa dia 07 de agosto e será composto por oito encontros de três horas cada. As datas serão: 07, 14, 21 e 28 de agosto e 04, 11, 18 e 25 de setembro.

O Ninho de Escritores acontecerá na Lab89, um espaço colaborativo que tem como propósito abrigar projetos em rede. Para saber mais sobre este lugar maravilhoso localizado na Vila Madalena, consulte a página do Facebook da Laboriosa 89.

A participação no Ninho de Escritores custa R$ 600 e pode ser paga à vista ou em parcelas por meio do PagSeguro ou depósito bancário (apenas à vista).

Interessou-se ou quer conversar mais sobre o Ninho de Escritores? Acesse o site: www.ninhodeescritores.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *