Qual problema você quer resolver?

Podemos pensar na vida como um jogo. Seu tempo, sua energia e seu dinheiro são recursos que podem ser aplicados para alcançar seus objetivos. Esses objetivos variam conforme as missões que você aceita de outros personagens (lição de casa, louça, texto, o que quer que seja).

Um bom objetivo é nada mais do que um problema a ser resolvido.

Às vezes parece que fazemos coisas só por fazer, mas na verdade estamos sempre tentando resolver algum problema, algo que falta, algo que queremos mudar ou algo que queremos deixar de ter.

Enquanto penso no início de 2019 e em todas as oportunidades que o novo ano traz (as mesmas de qualquer outro dia, mas existe uma mobilização coletiva para pensar que a virada do ano significa algo especial nessa direção), uma questão se destaca para mim: em vez de pensar no que quero conquistar ou no que quero mudar na vida, por que não me atentar para os problemas que desejo resolver?

Eu posso querer X dinheiros, claro, mas esse objetivo já é uma estratégia para resolver outros problemas, o que significa que estou me empenhando em uma estratégia em vez de abrindo a percepção para múltiplas possibilidades de resolução dos problemas que o dinheiro pode me ajudar a resolver. Meu problema é me alimentar? É ter habitação? É me esquentar durante o frio? Nada disso está inerentemente conectado com ganhar mais dinheiro.

Quais problemas você quer resolver hoje, esta semana, este ano?


Also published on Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *